quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

1º dia de aula para os alunos de 1ª série.

       Primeiramente foi trabalhado com os alunos a demonstração do computador e seus periféricos, demonstrei o teclado, o mouse, o monitor, o gabinete, CPU, estabilizador, formas de ligar e desligar o computador de forma correta, trabalhamos com as ferramentas (ABC), APAGAR, DESFAZER, DESENHAR, PINTAR, do TUX PAINT e principalmente a ESCREVER, trabalhando a família das principais sílabas (BA, CA, DA, LA, GA,etc,(criando outras palavras a partir destas sílabas) e a digitação dos seus nomes).         
         Porém, ainda na digitação das primeiras famílias, tive que dar uma pausa e tomar um outro rumo, claro temporário, pois em frente a dificuldade das crianças em encontrar as letras no teclado, havia um atraso muito grande nas atividades e pouquissímo rendimento.
          Foi aí que resolvi utilizer um programa APRENDENDO O ALFABETO, o mesmo não foi usado em momento algum como auxilio na alfabetixação, já que o mesmo só exite em 2 idiomas Inglês e Francês, mas foi uma forma que encontrei para o exercício da digitação, separei o teclado em 2 lados, o lado esquerdo limita-se pelo TGB, ou seja, a digitação das letras do início do teclado até as letras TGB somente com a mão esquerda, e o lado direito pelo YHN, vai do YHN até o final do teclado. Não tenho a pretensão com esse exercício de substituir um curso de digitação, mas criando uma forma para melhorar a digitação e o reconhecimento das letras no teclado alfanumérico. Sendo que o tempo no computador para as crianças foi dividido, já que há somente um computador para 2 crianças e em algumas vezes 3 crianças para um computador, logo há um atraso no desenvolvimento esperado com as atividades expostas no LIED.

Nenhum comentário:

Postar um comentário